
O presidente reeleito do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta terça-feira (16) na Rússia que "a era dos impérios acabou". A afirmação foi feita na reunião de cúpula da Organização da Cooperação de Xangai, que acontece na cidade russa de Ekaterinburgo.
"A ordem capitalista internacional está se dobrando", afirmou Ahmadinejad na abertura da reunião do grupo integrado pela Rússia, China e países da Ásia central. "É evidente que a era dos impérios acabou e não voltará a renascer."
Ahmadinejad se recusou a fazer qualquer comentário sobre a situação em seu país, onde a oposição contesta sua vitória eleitoral da última sexta-feira.
Rússia ignora crise
Os presidentes Ahmadinejad e Dmitri Medvedev, da Rússia, decidiram na cidade russa de Yekaterinburg "continuar a cooperação em matéria econômica e humanitária".
Segundo Natalia Timakova, porta-voz do presidente russo, citada pela agência oficial "RIA Novosti", as partes concordaram também em "manter os contatos".
Mais cedo tinha sido informado que Medvedev tinha cancelado a reunião bilateral que realizaria com Ahmadinejad no marco da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, em inglês).
Medvedev tem "uma agenda muito apertada" devido ao fórum dessa organização regional, que também inclui China e quatro países da Ásia Central, e a primeira cúpula formal do grupo Bric, formado por Brasil, Rússia, Índia e China, explicou a delegação russa.
Ahmadinejad participa da cúpula da SCO realizada na cidade russa de Yekaterinburg, nos Urais, na qualidade de observador, junto aos presidentes do Afeganistão e do Paquistão, ao primeiro-ministro da Índia e a um enviado da Mongólia.
O líder iraniano, que faz as gestões para a entrada formal do Irã na SCO, tinha previsto inicialmente chegar na segunda-feira a Yekaterinburg, mas adiou a visita "por razões pessoais", segundo fontes diplomáticas russas.
A Chancelaria russa não fez declarações oficiais sobre as eleições no Irã e só o vice-ministro de Exteriores, Serguei Riabkov, afirmou que o pleito é "um assunto interno do povo iraniano".
No comments:
Post a Comment